A segurança pública no Brasil

Uma recente pesquisa de opinião pública, feita pelo CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com o Ibope, mostrou que a Segurança Pública no Brasil surge como uma das maiores preocupações da população. Atrás apenas da saúde, isso demostra a importância desse tema para a sociedade e política brasileira. Vamos falar a respeito?

A  segurança pública no Brasil

Sabe-se a importância que uma polícia bem treinada, tem para manter uma sociedade democrática funcionando em perfeito estado, pois, a polícia tem a função de garantir a segurança necessária para que os cidadãos exerçam os seus direitos.

Um panorama da atuação situação da segurança pública no Brasil

Atos ilícitos policiais

Entretanto, se tem visto diariamente atos vexatórios da Polícia, tanto civil, quanto militar. Pode-se citar por exemplo, a atuação dos policiais militares em uma manifestação dos professores paranaenses, sendo lançadas até mesmo bombas contra eles. E mais recentemente, a chacina já comprovadamente cometida por policiais Militares em Osasco e Barueri.

A segurança pública no Brasil

Isso demonstra mais uma vez o quão complexa e desafiadora é a resolução da problemática de Segurança Pública. Eventos como corrupção policial, violência policial, leniência policial, truculência policial, as milícias, dentre outros, vão de encontro com qualquer política aplicada nessa área, por mais eficiente que seja.

Baixos salários para os profissionais da Segurança Pública

Diversos especialistas em Segurança Pública argumentam que este problema no Brasil tem como sua razão, os baixos salários dos policiais. Mas, colocar todos os problemas, apenas pelos baixos salários pagos aos policiais é tampar o sol com a peneira, pois, sabe-se que para melhorar a segurança publica no Brasil é necessário muito mais que isso.

Pois, é claro que em um universo gigantesco que é o efetivo da polícia, a atuação inadequada de alguns representa apenas uma minoria e há casos de desvio de conduta que nada têm a haver com o recebimento de propinas, a exemplo da violência policial.

Por isso é muito mais do que aumentar salários. É necessário um amplo plano de reformulação de como se faz a segurança pública no Brasil atualmente. Necessita-se de melhores treinamentos aos policiais, julgamentos mais rápidos, melhor distribuição de renda, uma polícia cientifica devidamente equipada. Enfim, há muito mais a se fazer do que apenas aumentar o salário dos policiais e esperar que tudo se resolva. Sem mudar nada nos Status quo e sem mudanças na estrutura, a qual, é totalmente inadequada e retrógrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *