Armadilhas digitais: não caia!

Há diversas formas de ser prejudicado no mundo digital, e qualquer pessoa – inclusive celebridades famosas – está sujeita a cair em certas armadilhas digitais a qualquer momento. A não ser que você, leitor, preste bastante atenção nas dicas seguintes e aprenda a fugir delas.

Dicas contra armadilhas digitais

Armadilhas digitais

A armadilha dos malwares (softwares maliciosos): nunca, JAMAIS menospreze a importância do seu antivírus; ele protege seu computador contra ataques maliciosos que prejudicam o funcionamento do seu sistema operacional, acessam dados seus, etc. Tenha um, e apenas um, bom antivírus instalado em seu computador ou gadget, assim como um antispyware, que protege seus dados de softwares “espiões”. Estes softwares podem monitorar suas informações pessoais e atividades sem autorização, representando uma das maiores armadilhas digitais. Não se esqueça também do menos popular firewall, que supervisiona o tráfego de dados na sua porta de conexão com a internet.

Além disso, não deixe de navegar com cautela. Não entre em sites pouco confiáveis, não clique em e-mails suspeitos e apelativos, ignore anúncios absurdos que pedem apenas um clique seu e desconfie de lojas online que não tenham informações importantíssimas, como política de trocas, canal de reclamação, regulamentos, etc. Evite também baixar arquivos de páginas não oficiais, eles podem – e provavelmente irão – conter malwares.

A armadilha do anônimo na rede social: muito cuidado com as pessoas que conhece em redes sociais. Qualquer um, inclusive um criminoso, pode criar uma conta. Assim, não confie em desconhecidos e pessoas que te adicionaram aleatoriamente para mandar fotos suas, por exemplo, ou fornecer informações importantes e pessoais. Não dê detalhes de sua rotina. Um desconhecido pode alterar as suas fotos e divulgá-las sem seu conhecimento, além de ter más intenções sobre te encontrar.

A armadilha da senha roubada: crie senhas mais seguras para seu e-mail, internet banking, etc. Não use sequências óbvias como 12345; procure intercalar letras maiúsculas e minúsculas e números, usar espaços e caracteres aleatórios. O roubo de sua senha te deixaria exposto digitalmente.

Tomando esses cuidados, você já se livra da maioria das armadilhas virtuais. Se quiser se informar mais, consulte a Cartilha de Segurança para Internet (http://cartilha.cert.br/). Segurança em primeiro lugar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *