Armazenamento na nuvem: traz mais segurança?

É difícil que, hoje em dia, ninguém disponha de algum serviço de armazenamento na nuvem. Há vários deles, sendo o Dropbox e o Evernote alguns dos mais famosos. O objetivo desse serviço é facilitar o armazenamento e o compartilhamento de dados de modo que, se seu notebook for roubado, por exemplo, você não perde aqueles arquivos porque estavam na nuvem e não apenas nas pastas do seu computador. A nuvem funciona como backup de arquivos. Como é exigida uma senha para acessar seus dados, não é qualquer indivíduo ou software, tecnicamente, que podem ter acesso aos seus dados.

Daí vem a ideia de que a nuvem nos garante um tanto mais de segurança. No entanto, com notícias como a violação de senhas do Evernote, os usuários se preocuparam. Afinal, a nuvem traz mais segurança ou estamos, na verdade, mais expostos em armazenar dados ali?

Armazenamento na nuvem

 

Cuidados necessários com o armazenamento na nuvem

Há quem argumente que, por manter os usuários conectados, o filtro de acessos externos da nuvem facilita ataques de malwares (softwares maliciosos), que podem coletar e roubar dados, manipular sistemas, etc. Mas é fato que, caso você precise armazenar coisas nesses repositórios em nuvem (provavelmente, todos temos arquivos que não podem ser perdidos), é possível aumentar a segurança com certas atitudes. Seguem algumas dicas:

– Use a opção de autenticação de dois fatores: é uma verificação a mais; haverá um código recebido ou gerado em seu celular que será exigido no login, depois de informada a senha, para acessar seus arquivos. Isso dificulta a invasão de malwares;

– Evite acessar a nuvem de computadores ou gadgets públicos ou que não sejam seus – podem estar corrompidos por malwares;

– Utilize a opção “navegação privativa” no seu navegador;

– Nunca mantenha seus arquivos APENAS na nuvem;

– Tenha senha de bloqueio no celular para o caso de roubo, isso impede que acessem seu código de login da nuvem;

– Confira de vez em quando se todos os logins efetuados na sua conta foram seus.

 

Como quase tudo, repositórios em nuvem não são 100% seguros, mas tomando esses cuidados, você pode utilizar o serviço com bastante tranquilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *