Caetano, uma biografia – primeira obra biográfica não autorizada – terá Booktour em São Paulo com atração musical

Caetano, uma biografia – primeira obra biográfica não autorizada – terá Booktour em São Paulo com atração musical

A tarde de autógrafos será na Livraria Cultura – Conjunto Nacional, com pocket show da baiana Gil, cantando em Tributo a Caetano

Por Redação
Resultado de pesquisa de 20 anos, a biografia de Caetano Veloso conta a trajetória do ícone da música brasileira, desde antes mesmo do nascimento. A obra será o primeiro livro biográfico não autorizado a ser publicado após alterações na Lei de Direitos Autorais.
Reprodução / Internet

Os autores, Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco, iniciaram o trabalho em Santo Amaro da Purificação, onde Caetano nasceu. Lá, entrevistaram mãe, irmãos, primos, amigos de infância, professores. Depois, colegas do Clássico, da Faculdade, de profissão. Anônimos, famosos, celebridades, todos foram ouvidos com o mesmo cuidado. Ao todo foram 103 entrevistados, em mais de 150 entrevistas. Muito tempo se passou desde os primeiros depoimentos. Com isso, quase 20 entrevistados deixaram saudades, como Dona Canô, Nicinha, Dorival Caymmi, Alvinho Guimarães, Rogério Duarte, Lea Millon e Guilherme Araújo, que deram depoimentos preciosos e insubstituíveis. E para contemplar os admiradores do artista de projeção internacional, o selo Seoman, do Grupo Editorial Pensamento, organizou o booktour de ‘Caetano, uma biografia’ com noite de autógrafos em São Paulo – em 13/05, sábado, na Livraria Cultura – Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – São Paulo – SP), a partir das 16h, e pocket show da cantora Gil, em Tributo a Caetano*, depois segue para Salvador (BA).

Caetano Veloso dispensa apresentações. Nas palavras de José Miguel Wisnik, o cantor baiano é “uma das mais inexplicáveis personalidades brasileiras”. Mesmo assim, o elevado número de publicações a seu respeito sugere a existência de um esforço coletivo para documentar em livros os fatos mais importantes de sua vida e carreira. A maioria deles, porém, aborda quase exclusivamente a fase Tropicalista. O valor inegável do movimento revolucionário, suas causas e consequências, de fato são merecedores de textos cuidadosos. Por outro lado, a vida de Caetano Veloso, anterior e posterior ao advento da Tropicália, além de ser igualmente importante, é também imprescindível para compreender o cantor e a própria Tropicália. Caetano, Uma Biografia é um livro abrangente, que conta a história completa do carismático músico brasileiro, passando por todas as suas fases com igual peso, permitindo ao grande público entender e conhecer um pouco mais sobre Caetano Veloso.</span>

 

Foto: cedida por Thereza Eugênia, de Caetano, em show no início dos anos 1980
O livro conta a origem de uma infinidade de canções e os bastidores das gravações, mas também fala da relação de Caetano com o cinema, as artes plásticas, o teatro e a literatura. Aborda ainda a crítica, as polêmicas, as musas, os amores, os casamentos, os filhos, as grandes turnês internacionais, com a introdução de Roberto Menescal, um dos pais da bossa nova e referência na música brasileira.

Título: Caetano: uma biografia: a vida de Caetano Veloso, o mais doce bárbaro dos trópicos
Autores: Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco
Editora: Seoman – Grupo Pensamento
Editor e coordenador editorial: Manoel Lauand
Número de páginas: 544
Preço: R$ 59,90
Formato: brochura
Capa e projeto gráfico: Gabriela Guenther</span>

 

SERVIÇO:

Book Tour Caetano: uma biografia
São Paulo – 13/05 – sábado
16h – *Pocket show da cantora Gil, em Tributo a Caetano (entrada franca)
17h – Sessão de autógrafos
Livraria Cultura – Conjunto Nacional
Av. Paulista, 2073 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3056-4300</span>

 

(Why?)
Published at Sat, 13 May 2017 17:03:00 +0000

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *