Como se tornar um policial militar?

Quando falamos do policiamento no Brasil, é interessante que saibamos que existem três grupos policiais principais, entre eles podemos citar a polícia civil, a polícia militar, e a polícia federal. Cada um dos grupos tem as suas atribuições específicas que poderão ser bem diferentes entre si, e por este motivo iremos tirar as suas dúvidas em mostrar como funciona.

Sobre a escolha da carreira

É importante, antes de mais nada, que sejam esclarecidas algumas diferenças entre cada um dos grupos.

A Polícia Civil por exemplo, é uma polícia estadual, chamada de polícia judiciária, e atua na investigação ajudando a buscar provas e demais informações que podem ajudar em crimes.

Como se tornar um policial militar

A Polícia Militar por sua vez, faz parte da polícia estadual, mas conta com uma atuação de forma mais ostensiva, visando prevenir a ocorrência dos crimes e protegendo de forma mais visível possível a população.

A Polícia Federal por sua vez é subordinada pelo Ministério da Justiça e exerce a segurança pública para preservação da ordem pública e incolumidades de bens e interesses da união.

O que é necessário para concorrer aos cargos?

Para concorrer aos cargos, é necessário além de realizar provas escritas, os cargos exigem testes físicos que não são fáceis. E por isso se você pensa em entrar para uma das policias é importante se preparar com muita antecedência.

Durante a época de estudos estre treinamento pode ser uma ótima forma de distrair a sua mente durante a época de estudos.

E agora, como entrar na polícia?

Comece se inscrevendo para concursos públicos, como qualquer outra carreira no Brasil, é necessário que se preste concurso para ser admitido. Em contrapartida cada uma das polícias tem suas provas e métodos diferenciados, os requisitos variam bastante também.

Das áreas da polícia civil por exemplo, temos como chefe o delegado de polícia, a partir dele temos o escrivão, o papiloscopista, o investigador, o perito legista, e ainda o perito criminal.

Na polícia militar por sua vez, é necessário realizar inicialmente provas para soldados, posteriormente se for do interesse do candidato realizar concurso para oficial, além de poder ingressar nos quadros como oficial de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *