Como tirar alvará de funcionamento?

Todas as empresas que funcionam regularmente no Brasil precisam passar por uma série de etapas e de momentos que permitem com que ela realmente abra suas portas. Alguns afirmam que o Brasil é um dos países mais burocráticos quando o assunto é abrir uma determinada empresa, o que pode ser facilmente atestado quando se percebe a grande quantidade de papeis necessários. Muitas pessoas não sabem como tirar alvará de funcionamento, então este será o assunto deste post.

Como tirar alvará de funcionamento

E um dos documentos que precisam ser providenciados pelas pessoas que desejam abrir uma determinada empresa é o chamado alvará de funcionamento. Apesar deste ser mais um documento de uma grande lista que precisa ser providenciada, este pode ser considerado como um dos mais importantes.

Como tirar alvará de funcionamento

Algumas empresas podem funcionar quando alguns documentos ainda não foram finalizados, mas sem o alvará as empresas não podem abrir suas portas para o público. Portanto, é de fundamental importância. Mas existem diferenças com relação ao processo de obtenção de um determinado alvará de funcionamento, que vai depender basicamente do tipo de empresa que será aberta.

Como tirar alvará de funcionamento?

O alvará de funcionamento de uma determinada empresa é um documento que precisa, necessariamente, ser emitido pela prefeitura da sede da companhia. Para que ele possa ser solicitado, é preciso entrar em contato com a Junta Comercial ou então com setor da prefeitura responsável pelo controle das empresas.

O que é preciso para tirar o alvará de funcionamento?

Isso depende basicamente do tipo de empresa que está sendo criado. Geralmente os casos mais complicados estão relacionados com as empresas que atuam no setor comercial e que vão receber uma grande quantidade de pessoas no seu ponto físico. Neste caso, estas companhias deverão seguir determinadas diretrizes para garantir a segurança dos consumidores.

O alvará sempre é o último documento emitido para que a empresa funcione, e isso acontece basicamente em virtude das outras exigências que são feitas para que uma empresa abra suas portas. Por exemplo, se a empresa precisa de uma vistoria do coro de bombeiros, que é o caso das casas noturnas, por exemplo, o alvará somente será emitido depois que o parecer favorável do corpo de bombeiros também for emitido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *