Cuidados com os golpes virtuais

A internet se tornou uma espécie de extensão das novas vidas em vários sentidos em vista das vantagens que trouxe (velocidade de comunicação, acesso rápido a pesquisas, etc.). Porém, entre as desvantagens da internet, está a possibilidade de golpe virtual, que pode nos afetar tanto quanto os golpes que acontecem aqui, no mundo real. Saiba mais a respeito para evitar e quais os cuidados com os golpes virtuais tomar.

Cuidados com os golpes virtuais

O que são e como acontecem:

Os golpes virtuais podem tomar várias formas. Essas são as mais comuns:

– Vírus: spammers enviam para roubar dados como informações bancárias e pessoais. Costumam vir mascarados em e-mails falsos de instituições famosas que pedem para você atualizar seus dados, avisam que você tem uma dívida e precisa pagá-la, etc.

– Sites falsos: eles prometem oportunidades incríveis, como produtos muito baratos ou ofertas de emprego com salário alto que não exigem qualificação. As vítimas são convencidas a enviar dinheiro e nunca têm retorno.

– Golpe virtual amoroso: é uma modalidade bem cruel porque há envolvimento pessoal, não apenas dos seus dados ou dinheiro. O golpista cria um perfil em alguma conta social com o objetivo de seduzir mulheres (também há casos de mulheres golpistas que seduzem homens) unicamente para pôr as mãos em seu dinheiro. Uma vez que a vítima se envolve com ele, fica mais fácil para o golpista criar situações em que diz precisar de certa quantia apenas provisoriamente. Depois, cortam contato com a vítima.

cuidados com os golpes virtuais

 

Cuidados com os golpes virtuais

            É preciso prestar atenção aos detalhes e tentar não deixar a emoção tomar decisões por você. Tenha em mente que:

. Instituições como bancos não pedem que você atualize dados ou comunicam dívidas por e-mail.

. Sites com ofertas surreais de produtos e serviços devem ser vistos com receio; confira se o site tem contato telefônico e política de uso detalhada e, caso não tenha, feche-o imediatamente.

. Quando adicionar um novo contato numa rede social, procure detalhes, cheque amigos e informações, e não ceda a pedidos de dinheiro. Alguém realmente interessado em você quer apenas te conhecer, não procura saber da sua conta bancária!

Um comentário em “Cuidados com os golpes virtuais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *