Dados sobre o mapa da violência

Saiu recentemente as publicações dos mapas da violência no Brasil em 2015. O destaque desta edição fica por conta o livro de Julio Jacobo Waiselfisz  que trata do homicídio de mulheres neste ano. O livro está disponível neste link, no total são 79 páginas de conteúdo revelador. Além  deste material tem outro livro do mesmo autor que trata dos homicídios por arma de fogo de 1980 a 2012 com 112 páginas.

Vale muito a pena a leitura do material.  Mas sabemos que nem sempre temos tempo para ler um material em pdf com tantas páginas. Por isso estamos preparando um apanhado geral do material para nossos leitores. Daremos nossa contribuição na divulgação do brilhante trabalho do mapadaviolencia.org.br .

Dados sobre o mapa da violência

O que nos chama a atenção é o fato de mais de 80% dos homicídios são cometidos em ambiente familiar. Ou seja via de regra por razões passionais. E na maioria dos casos as vítimas são negras.

Dados sobre o mapa da violência

Um sinal de alerta para que a sociedade esqueça aquela máxima: “em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”. Devemos sim estar atentos e não nos omitir diante de sinais de violência contra a mulher. Pois, geralmente a vítima está tão fragilizada e envergonhada que não consegue denunciar seu agressor.

São dados alarmantes que serão trazidos à discussão, por um especialista em segurança pública que revelará dados do estudo que mostram o aumento crescente da violência contra a mulher e de mortes por arma de fogo. Lembrando que são dois assuntos distintos.

Esperamos você em breve nesta análise de dados sobre o mapa da violência do Brasil   contra a mulher e os homicídios cometidos com uso de arma de fogo.

Lembrando os links:

http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2015/mapaViolencia2015.pdf

http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf2015/MapaViolencia_2015_mulheres.pdf

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *