Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem atividades no Triângulo e Alto Paranaíba

Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem atividades no Triângulo e Alto Paranaíba

Araguari, Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas, Araxá e Ituiutaba promovem eventos para esta quinta (18); confira.

Várias cidades das regiões do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba promovem atividades para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontece nesta quinta-feira (18).

A data tem por intuito mobilizar a população. A escolha do dia se dá pelo “Caso Araceli”, de 1973. À época, uma criança de apenas oito anos de idade foi brutalmente assassinada depois de ter sido violentada sexualmente em Vitória (ES). Dada à repercussão do caso, uma forte mobilização da sociedade brasileira levou à criação de um dia dedicado ao combate desse tipo hediondo de violência.

Veja o que as cidades de Araguari, Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas, Araxá e Ituiutaba preparam para tratar o tema.

A Secretaria do Trabalho e Ação Social fará uma caminhada para conscientizar a sociedade e as autoridades quanto à violência sexual a menores, reafirmando a importância da denúncia para que se possa responsabilizar os autores. A caminhada começará às 8h30, saindo da Praça Getúlio Vargas indo até a Praça Manoel Bonito.

Na cidade será promovido um debate sobre o tema entre a sociedade, os diretores de escolas e os profissionais dos Programas Saúde da Família (PSFs). A abertura será feita pela promotora de Justiça e Curadora da Infância e Juventude, Mara Lúcia Silva Dourado.

O debate será focado para identificar sinais de quando as crianças são vítimas de algum tipo de abuso ou exploração sexual. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Ação e Promoção Social de Araxá, a iniciativa privada, instituições de terceiro setor e os órgãos de segurança pública.

A ação acontece às 14h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia), que fica na Avenida Getúlio Vargas, nº 365, no Centro.

O conselho tutelar de Ituiutaba realizará uma caminhada em combate à pedofilia e exploração sexual para debater o assunto com os cidadãos. O evento começa às 8h e terá como percurso da Avenida 17, seguindo pela Rua 22 e se encerrando na Rua 20.

Patos de Minas

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Patos de Minas realizará a Blitz Educativa da “Campanha Proteja Nossas Crianças”. A ação tem o objetivo de mobilizar e orientar a população quanto à proteção aos menores e a importância da denuncia em caso de violência sexual. A ação terá inicio às 8h, tendo como ponto de partida o Posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-365, KM 413, saída para Patrocínio.

As ações de conscientização em Uberaba tiveram início já no dia oito de maio, com a realização de várias ações voltadas para abordar e educar a população quanto ao tema como palestras, debates e blitz educativas em toda a cidade. No dia 18, será realizada às 14h concentração e panfletagem na Praça Rui Barbosa.

Uberlândia

A Câmara Municipal de Uberlândia realizará um fórum abrangendo os profissionais de educação para ajudar a identificar sinais em crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. O evento será na sede da Câmara, que fica na Avenida João Naves de Ávila, nº 1.617, no Bairro Santa Mônica, às 8h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *