Ensaios sobre Segurança Pública

Um dos nosso mais novos colaboradores aqui do Portal é o  Coronel Viveiros da Polícia Militar de Goiás. Ao logo de 30 anos de serviço fez uma leitura conjuntural dos problemas que atingem a segurança pública no Estado. E para contribuir com seu conhecimento e experiência  produziu uma série de ensaios com títulos variados que gentilmente cedeu ao Pensar Segurança.

ensaios sobre segurança pública

Escritas sobre Segurança Pública

O primeiro texto traz uma interpretação sobre um tema  que está em voga atualmente que é o “Ciclo Completo de Polícia“.  Nele o autor se posiciona e dá sua contribuição de forma coerente e convincente. Aborda não só os aspectos legais mas dá um olhar sobre os benefícios à comunidade, que é ao final a maior beneficiária desse novo jeito de se fazer segurança.

O que seria o “Poder de Polícia“? E a quem pertence o poder de polícia? Essas são apenas duas das várias questões tratadas num segundo texto publicado pelo autor. Numa linguagem inteligível o assunto é tratado com competência. Uma boa chance para quem não sabe o que significa Poder de Policia se inteira sobre o tema.

Tratando de um assunto que interessa mais aos policiais militares, o autor discute a competência da polícia judiciária. Partindo da peça chamada “Inquérito Policial“. Colocando a Policia Militar no rol das corporações que teriam essa competência. Vale a leitura por ser provocativa. Um assunto que pode ter grande implicação nas corporações envolvidas.

Continuando a discussão sobre Segurança Pública e o Ciclo Completo o Coronel Viveiros, aborda neste último texto outro aspecto, as questões de competência e os reflexos entre as corporações, leiam este trecho: “A discussão sobre ciclo completo tocou numa ferida que acabará sendo bom para o país. Se buscado com seriedade, poderemos achar as soluções que procuramos. Mas é preciso desarmar nossos espíritos e discutir o assunto com serenidade. Essa imensa campanha de desmoralização que uma instituição tem patrocinado contra a outra em nada contribui. ” Ficou curioso sobre os artigos do Coronel Viveiros? Logo abaixo deixo os links para os textos completos.

O que é Ciclo Completo de Polícia

Polícias não se misturam

A quem pertence o poder de polícia

Inquérito Policial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *