Falhas da segurança pública brasileira

O Brasil tem avançado em diversas áreas nos últimos anos, avança na questão do combate à fome, na diminuição da desigualdade, na questão do combate a corrupção.

Apesar de todos esses pequenos avanços, tem uma área do pais que não melhora, ao contrário, chega a piorar em certos momentos. Essa área tão problemática é a Segurança Pública e a violência, que continua a crescer no Brasil. Por isso, esse texto vai falar das maiores falhas da segurança pública brasileira.

Falhas da segurança pública brasileira

Falhas da segurança pública brasileira, causas:

Más gestores

O primeiro ponto em que é necessário refletir é que uns dos problemas da péssima segurança pública que o Brasil tem hoje, tem ligação direta com os gestores dessa área. Principalmente nas áreas das secretarias de segurança, pois por serem cargos políticos, são muitas vezes chefiadas por pessoas sem qualquer experiência policial ou estratégica.

Existe, notadamente, um déficit histórico de políticas públicas nessa área, mas, maior do que esse déficit, é a incapacidade gerencial dos administradores públicos ao longo dos anos. Isso causa esse colapso do sistema de segurança que o Brasil enfrenta hoje, com todo mundo tendo medo, de qualquer coisa, a toda hora.

Falta de integração

Outro ponto a ser destacado quando se fala em falhas crônicas da segurança publica, é a clara falta de integração entre os órgãos de segurança presentes no país, PM, polícia civil, judiciário, policia rodoviária. Essas áreas quase não se comunicam, o que, consequentemente, impede um avanço na segurança pública no Brasil.

Cadastro Nacional de Impressões Digitais

Só um exemplo do que essa falta de integração causa, hoje, um criminoso pode ter uma carteira de identidade em cada uma das unidades da federação diante da ausência de um Cadastro Nacional de Impressões Digitais.

Esses são alguns dos principais problemas que a segurança publica enfrenta no Brasil atualmente, existem claro, os problemas mais clássicos, como, falta de treinamento, remuneração baixa, falta de planejamento, enfim, uma série de coisas, mas, esses problemas exemplificados no texto, acaba, sendo os piores, por serem mais difíceis de ser solucionados.

Faltou alguma causa para os problemas na segurança pública? Deixe seu comentário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *