Fui assaltado e agora?

É de fundamental importância se registrar o quanto antes a perda, o furto ou o roubo de documentos, cartões e cheques após ser assaltado em uma delegacia. Este post pode ajudar você ou ajuda-lo a ajudar alguém. Eu fui assaltado e sei o quanto essas dicas são importantes. Entenda mais sobre o delito e sobre o que é importante fazer caso você seja vítima de um assalto.

Fui assaltado ou furtado?

Entenda primeiro se o que aconteceu foi um furto ou roubo.

O furto ocorre quando há uma subtração de qualquer tipo de objeto sem a devida utilização de violência contra as pessoas. Alguém que puxou a carteira do seu bolso sem você perceber. No caso de furto ou perda de documentos, é possível acessar o site da Secretaria de Estado da Segurança Pública e registrar o acontecido.

o que fazer se for assailtado

O roubo por sua vez, é caracterizado por uma utilização de agressão ou ameaça grave, com ou sem a utilização de armas. Nesta situação não é possível resolver pela internet. Você precisará ir até uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência.

Saiba o que fazer logo depois de ser assaltado.

Caso você tenha perdas de talões de cheques, cartões de crédito e débito a medida imediata é a seguinte.

Se você não puder correr para uma delegacia na mesma hora, uma boa pedida é sustar o cheque de forma provisória por e-mail ou por telefone juntamente ao banco. Em contrapartida isto deverá ser confirmado em dois dias úteis junto do banco com o bo, para que a sustação não seja cancelada.

Procure informar os órgãos de proteção ao crédito, e informe os números dos cheques que foram roubados.

Na delegacia diretamente você deverá informar alguns dados como o nome do seu banco, a agência, número de conta corrente e a numeração de folhas do talão de cheques que foram perdidos ou furtados.

Para evitar o problema, procure carregar poucas folhas de cheque e mantenha o talão bem separado de outros documentos pessoais.

Caso tenha perdido documentos.

Se você perdeu os documentos, no caso de roubo procure ir até uma delegacia o mais rápido possível, para que possa registrar um boletim de ocorrência, e depois informe o SPC e o Serasa sobre o que aconteceu.

Caso tenha acontecido algum furto ou perda, é possível registrar a ocorrência também através da internet.

Em delegacias por sua vez, no caso de documentos pessoais, procure informar os números de seus documentos pessoais, entre eles o rg e cpf do responsável ou representantes legais. Caso sejam documentos do veículo especifique quais foram os documentos furtados ou perdidos.

Desta forma você evita problemas sérios futuramente e tem uma maior segurança quanto aos seus dados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *