Ituiutaba recebe nova etapa dos Fóruns Regionais nesta quinta-feira

Ituiutaba recebe nova etapa dos Fóruns Regionais nesta quinta-feira

Governador Fernando Pimentel estará presente no evento; prefeito Fued Dib pretende reivindicar projetos em diversas áreas.

Ituiutaba vai receber, nesta quinta-feira (4), as atividades da nova fase dos Fóruns Regionais de Governo Estadual. O evento será realizado no edifício da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), Campus Universitário, na Rua Vereador Geraldo Moisés da Silva, s/nº, das 8h às 17h. Para participar, foram convidados estudantes, micro e pequenos empreendedores, agricultores familiares, servidores públicos das prefeituras da região, câmaras municipais e a população em geral.

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, estará no evento a partir das 11h. Aproveitando a presença do governador, o prefeito de Ituiutaba, Fued Dib, pretende reivindicar projetos nas áreas de segurança pública, saúde e educação, que foram discutidos durante reunião nesta quarta-feira (2).

“A nossa preocupação imediata é com relação ao fortalecimento que precisamos para o Hospital São José, único do Pontal Mineiro que ainda presta serviços para o SUS. Também aguardamos anúncio de melhorias importantes na segurança pública e educação. Precisamos de unir a região para sermos ouvidos”, ressaltou Fued.

Ainda segundo o prefeito, é grande a expectativa para ser anunciado pelo governador o funcionamento do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e a consequente vinda de diversas ambulâncias equipadas com UTI Móvel. O pelotão do Corpo de Bombeiros de Ituiutaba recebeu as adequações necessárias e será utilizado como base de apoio.

Outras reivindicações adiantadas por Fued dizem respeito às solicitações do aumento de contingenciamento e providências para transformar em realidade a sede do 54º Batalhão de Polícia Militar; recursos para ajudar as ampliações do Hospital São José, permitindo aumentar a capacidade de atendimento; e recursos a serem investidos na construção de novas escolas municipais.

“A população dos municípios do Pontal Mineiro ultrapassa a casa dos 200 mil. É inconcebível todas as pessoas dessa região contar com um único hospital atendendo pelo SUS e necessitando de ajuda para melhorar o atendimento. Esperamos compreensão da população na recepção ao governador, demais autoridades, e principalmente, que sejamos ouvidos em nossas reivindicações, que não apenas nossas, mas de toda a região”, acrescentou o prefeito.

Programação

A programação desta etapa dos fóruns envolve mais de 40 órgãos de Governo, que prepararam cerca de 150 ações para os territórios de desenvolvimento. “Todos os órgãos públicos estão mobilizados para levar o dia a dia das atividades do Estado para perto da população, fazendo com que a informação sobre a atuação deles chegue aos cidadãos”, acrescentou Juliana Fonseca.

O espaço da Uemg em Ituiutaba terá estandes, onde instituições, empresas públicas, fundações e secretarias vão mostrar seus programas, expor projetos em andamento, informar as entregas já realizadas, e disponibilizar serviços.

Ações da Cemig

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), por exemplo, terão sala exclusiva que vai funcionar como agência de atendimento. O consumidor poderá negociar dívidas, quitar e solicitar emissão de segunda via da conta, tirar dúvidas sobre faturas e tarifas e requisitar religação. Os prefeitos que estiveram na cidade terão atendimento específico.

Durante a programação, a Cemig também pretende distribuir lâmpadas para quem apresentar a última conta de luz paga, limitada a duas lâmpadas por consumidor. Além disso, os participantes vão conhecer uma maquete do sistema elétrico que simula o consumo de energia e aprender um pouco sobre segurança e os novos canais de atendimento virtuais.

Ação das polícias

O público que for ao evento dos Fóruns Regionais também vai saber mais sobre as ações das Policias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, além de receber orientações sobre prevenção à violência e às drogas.

A estrutura montada pela Polícia Civil vai oferecer uma lista enorme de serviços aos cidadãos, como a emissão da Carteira de Identidade, Atestado de Antecedentes e registro de ocorrências de qualquer natureza.

No mesmo local, o Detran vai disponibilizar consulta do IPVA e emissão de guia, requerimento de certidão negativa de propriedade do veículo, alteração de endereço, consulta sobre a situação do veículo, multa e pontuação na carteira, solicitação de CNH, entre outros.

A base móvel comunitária da Polícia Militar também estará no local, distribuindo dicas de segurança, recebendo registro de ocorrências, denúncia e sugestão de policiamento.

Ciência e feiras

Quem for ao Campus Universitário vai encontrar também o caminhão da Ciência, do Programa Ciência em Movimento (PCM) da Fundação Ezequiel Dias (Funed). O caminhão leva conhecimento científico e tecnológico, através de linguagem lúdica e popular.

Paralelamente, serão realizadas as feiras da agricultura familiar, da economia popular solidária e cadastramento de artesãos.

Empreendedorismo

Durante o encontro em Ituiutaba haverá um espaço de referência para o empreendedor e os gestores públicos, reunindo a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi-MG) e o Sebrae-MG.

No local, micro e pequenos empresários, contadores, prefeitos, representantes das secretarias municipais da Fazenda, de sindicatos e lideranças empresariais vão poder obter informações e orientações sobre, por exemplo, o processo de registro e legalização de empresas.

O público ainda poderá participar das palestras sobre a Junta Digital, Sala Mineira do Empreendedor, Minas Fácil Digital e boas práticas municipais para a melhoria do ambiente de negócios.

No estande da Jucemg, o prefeito ou representante da prefeitura também poderá firmar parcerias para a implantação da Sala Mineira do Empreendedor em seu município.

“Estaremos em todos os territórios com os Fóruns Regionais. É uma oportunidade para captar novos municípios para a integração dos nossos serviços”, afirma Gabriel Tavares, gerente de Integração da Jucemg, acrescentando que a meta da Junta é implantar a Sala Mineira do Empreendedor em 300 cidades mineiras até 2018.

Capacitação, palestras e roda de conversa

Todas as secretarias de Estado estarão com estandes e ações direcionados à sociedade e aos gestores públicos. Uma das atividades da pasta da Educação é a roda de conversa com jovens e adolescentes que vai debater os temas “Educa e Empodera as Minas” e “Jovens Meninas e a Violência de Gênero”.

As secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), de Desenvolvimento Agrário (Seda), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) prepararam palestras e oficinas para agricultores familiares, lideranças do setor agrícola e movimentos sociais ligados ao segmento.

Já os funcionários do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) estão convidados a participar de encontro com a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) para falar sobre a busca ativa de vagas de emprego.

Outro assunto em debate será o tema “Minas, o lugar certo para inovar”, que estará na pauta da reunião de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) com o colegiado executivo dos Fóruns Regionais.

Diversas ações serão exclusivamente voltadas para prefeitos e vereadores, como a capacitação dada pela Subsecretaria de Assuntos Municipais (Subseam) sobre consórcios, convênios e o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc).

Ainda consta da programação orientação aos gestores municipais sobre a conferência da Promoção da Igualdade Racial. Além disso, a Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), preparou informações, para a comunidade LGBT e a população, relacionadas ao decreto estadual que garante respeito ao nome social de transexuais, travestis e transgêneros.

  • Serviço: Nova etapa dos Fóruns Regionais de Governo
  • Data: 4 de maio de 2017
  • Local: edifício da Universidade do Estado de Minas Gerais, Campus Universitário.
  • Endereço: Rua Vereador Geraldo Moisés da Silva, S/N.
  • Horário: 8 às 17 horas (atendimento ao público, funcionamento dos estandes e das feiras).
  • Horário específico: somente para palestras, oficinas, workshop (clique aqui para saber a programação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *