Maiores problemas segurança pública brasileira

Existem diversos fatores que precisam ser melhorados na sociedade brasileira, como a saúde precária, a educação mal administrada, o transporte público ruim, a desigualdade e a violência.

Mas, pouco se comenta sobre a péssima política de segurança pública que há no Brasil, policiais desestimulados, falta de equipamentos, equipes mal treinadas, falta de inteligência, enfim, uma série de problemas.

Por essas razões expostas, esse texto vai abordar os maiores problemas segurança pública brasileira. Não é uma tarefa fácil o execício de fazer segurança pública no Brasil. Vamos então começar uma discução sobre o tema.

Maiores problemas segurança pública brasileira

 

Inadequação da polícia

O primeiro problema que se tem é a clara incapacidade que as polícias tem para se adequar a democracia, com casos de extorsão, chacinas (como a de Barueri e Osasco ocorridas a algum tempo atrás) e mortes excessivas.

Por isso, é urgente a reformulação da atual do modelo de polícia presente em todos os estados brasileiros, a qual, segundo as palavras do relatório final da Comissão da Verdade “Rubens Paiva””, “é um aparelho bélico do Estado, empregada pelos sucessivos governantes no controle de seu inimigo interno, ou seja, seu próprio povo, ora conduzindo-o a prisões medievais, ora produzindo uma matança trágica entre os residentes nas periferias das cidades ou nas favelas”.

Independência da Policia Militar em relação aos órgãos investigativos

Outra reforma que pode-se acrescentar é remover a dependência que a Policia Militar tem em relação aos órgãos investigativos, o que causa uma impunidade gritante aos dos transgressores da lei o que contribui para uma total impunidade.

Desmilitarização e unificação das polícias. Seria  a solução para os maiores problemas segurança pública brasileira?

Mais uma mudança que é urgente para melhorar a política de segurança pública é a desmilitarização e unificação das polícias, com o fim da duplicidade da carreira policial.

Isso poderia trazer maior profissionalismo a policia o que  traria mais tranquilidade para a população, principalmente que vive na periferia, que é a que mais sofre quando falamos em segurança, ou melhor, falta de segurança.

Esse é um assunto que deve ser discutido com muita cautela. Estudos devem ser apresentados, levando em conta até os aspectos culturais que são únicos de cada sociedade. Caberia aqui um modelo de policia americanizada?

Acreditamos que a sociedade perfeita seria aquela em que as polícias tem papel secundário. É como se na construção de uma casa se usasse como base de apoio do telhado uma unica base (polícia), não se investindo em outros suportes (educação, saúde, cultura, lazer…). Assim tudo acaba tensionando sobre esta base.

Por fim, uma última medida para melhorar a segurança pública brasileira é uma melhor remuneração e treinamento para os policiais. Isso traria uma maior qualidade para esses trabalhadores, pois, com mais dinheiro e um melhor treinamento, eles não estariam tão sujeitos a corrupção e a milícia, como atos inflacionários e criminosos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *