Notícias de uma guerra particular

Toda história tem seu início. Difícil é estabelecer marcos iniciais quando se fala em violência. É meio inerente a própria humanidade. O ato de civilizar é que definiu o que era ou não aceitável dentro da sociedade, e já se passaram séculos e continuamos a buscar o modelo ideal. Buscar entender a sociedade é nosso dever, podendo ser impactante e desagradável mas é o real. O documentário abaixo, “Notícias de uma guerra particular” nos dá uma visão que se aproxima bastante da  realidade dos morros do Rio de Janeiro.

Aqui falamos do Rio de Janeiro, mas poderia ser na cidade onde você mora. O Documentário trás os relatos dos envolvidos no que se chama de guerra particular. Uma batalha diária que é travada por homens e mulheres até então sem rosto e voz.

Fica então o convite a você amigo leitor para fazer o exercício de assistir o vídeo até o fim. Mas fica uma dica, dispa-se de qualquer forma de conceito ou preconceito. Apague tudo que está escrito no quadro negro de sua memória para enxergar com mais clareza o que está por vir.

Notícias de uma guerra particular

Confesso que abrir mão dos conceitos  apreendidos durante anos de trabalho como policial não é fácil. Mas se temos que evoluir que seja então. O que fica claro e transparente é que no morro quando o Estado, não digo polícia, não ocupa seu espaço o tráfico o faz.

A polícia não pode ser a única faceta do Estado que uma comunidade carente deve conhecer. Como já disse José Mariano Beltrame, “a polícia é um elo da corrente do que se chama segurança pública“.

Mas, tenho absoluta certeza que as imagens falam mais alto e claramente do que minhas palavras. Deixo então os amigos com o vídeo e peço que caso tenham algo a acrescentar o façam. Não percam a oportunidade de “Pensar Segurança“.

 

Notícias de uma guerra particular, o filme

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *