O que é o Certificado Digital?

É possível que você acesse a internet todos os dias e não saiba o que é o Certificado Digital apesar de ele ser super importante, mesmo que de maneira indireta, para todo usuário da internet que faça questão de frequentar sites seguros. Pensa em ter um site ou empresa online? Para você, então, é primordial entender a respeito!

Mais sobre o certificado digital

O que é o Certificado Digital

O conceito:

De acordo com o site do Serasa Experian, “o Certificado Digital é uma assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade”. Na prática, é uma forma de validar um indivíduo ou site e suas transações, de sua garantir legitimidade e segurança.

 

Vantagens:

Ao adquirir o Certificado Digital, ainda de acordo com o site do Serasa Experian, você tem os benefícios da validade jurídica nos documentos eletrônicos, da desburocratização de processos (não necessita de reconhecimento de firma) e a economia de tempo, pois os serviços são realizados pela internet (exemplo: consultar o imposto de renda, assinar contratos digitalmente, entre outros).

 

Interessante. Como faço para adquiri-lo?

            Para criar um Certificado Digital, os passos a seguir são:

  1. A entidade que deseja emitir o certificado gera um par de chaves criptográficas (uma chave pública e uma chave privada) a partir de um programa específico pra isso.
  2. Em seguida, a entidade gera um arquivo chamado Certificate Signing Request (CSR) composto pela chave pública e mais algumas informações que uma Autoridade Certificadora vai requerer, e é assinado digitalmente pela chave privada da própria entidade; o CSR cifrado é enviado pela chave pública da AC.
  3. O indivíduo responsável por aquela identidade deve comparecer (fisicamente) a uma Autoridade de Registro (AR) (ou a AR vai até o cliente) para confirmação dos dados contidos no CSR e, se necessário, o acréscimo de mais algum dado do responsável.
  4. O CSR é se torna Certificado Digital assinado pela AC e devolvido ao cliente.

 

Em caso de dúvidas, leia a Cartilha de Certificação Digital (https://www.oficioeletronico.com.br/Downloads/CartilhaCertificacaoDigital.pdf).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *