O que fazem os Médicos Sem Fronteira

Recentemente a Organização médicos Sem Fronteiras sofreu um grande baque, ganhado as manchetes da mídia mundial ao ter um hospital bombardeado pelos EUA no Afeganistão. Mas o que fazem os MSF  (Médicos Sem Fronteira), qual o papel desta ONG que a torna tão respeitada? É sobre o que fazem os médicos sem fronteira que vamos falar neste post.

Mas o que fazem os Médicos Sem Fronteira?

Muitas vezes confundidos com a Cruz Vermelha Internacional, os MSF atuam com sua presença em locais de confronto no resgate e tratamento de civis que estejam em condições de risco. Até a década de 1970 os MSF e a Cruz Vermelha atuavam juntas sob o nome desta ultima. Mas ao entenderem que o posicionamento de não envolvimento, ou seja neutralidade era um erro. E que era preciso um organização que além de atuar nas áreas de conflito expusessem o que ocorria na zona de combate. Daí surgiu o MSF.

Com sede na França hoje o MSF tem ramificações quase que no mundo todo. Sua ética proíbe qualquer forma de distinção racial, religiosa…. Levam ajuda humanitária a qualquer lugar. É comum verificar que, enquanto milhares de pessoas estão fugindo às pressas das áreas de conflito eles estão às vezes brigando para entrar.

o que fazem os médicos sem fronteira

Por ser uma entidade sem fins lucrativos ela se mantém exclusivamente de doações. Além disso é composta por médicos, enfermeiros e profissionais de outras áreas voluntários que dedicam seu conhecimento e tempo para ajudar desde crianças desnutridas na África até  feridos nas zonas de confronto como o Afeganistão.

Para se ter uma idéia do alcance desta ONG, na favela do Alemão tem uma sede deles. Daí podemos pensar o que levaria uma entidade dedicada a socorrer pessoas em zona de guerra ter uma extensão numa favela brasileira? Nós do Portal Pensar Segurança vemos nisso uma realidade alarmante. E que há sim nas favelas um estado constante de tensão e combate (guerrilha) em que o Estado não tem controle algum. Mas isso é assunto para outra discussão.

Por sua atuação os MSF ganharam o Nobel da Paz em 1999. Isso foi um reconhecimento mais que merecido. Recentemente lançou uma campanha para arrecadação de fundos que se tornou viral. Se você não viu deixamos o vídeo logo abaixo. Se ficar sensibilizado faça como nós seja um colaborador.

Mantenha-se Firme

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *