Polícia de Israel

Emblema da Polícia de Israel

Toda a cultura empreendedora marcante do país explica o fato de que, mesmo com toda a ameaça constante de ataques terroristas, se criem cada vez mais programas eficientes para enfrentar a criminalidade pela polícia israelense, sem levar em conta a necessidade de autodefesa, onde o país é forçado a aperfeiçoar as suas táticas policiais como incremento às atividades das Forças Armadas.

Polícia de Israel uma das melhores do mundo

Trata-se de uma polícia de estatuto civil que age com o ciclo completo de polícia, ou seja, diferentemente do Brasil, a Polícia de Israel tem competência e responsabilidade tanto na área ostensiva quanto na investigativa. A divisão territorial está estruturada em 6 distritos: Central, Meridional, Setentrional, Judeia e Samaria, Tel Aviv e Jerusalém.

Polícia de Israel

Israel não se transformou uma potência mundial de segurança pública em pouco tempo. Um dos maiores segredos para praticar a sua segurança foi a combinação da tecnologia de ponta com uma visão estratégica da área. Como um grande exemplo disto, destaca-se a decisão do governo de criar um sistema de inteligência integrado, após o país sofrer mais de 150 ataques terroristas em apenas quatro anos.

Um outro fator relevante para que o modelo de segurança de Israel seja bem-sucedido é o controle de forma rigorosa das empresas de segurança privada, que, para funcionarem, precisam seguir os padrões determinados e delineados pelo Governo de Israel.

A Polícia israelense é subdividida em unidades com competências específicas:

  1. A Guarda Civil é uma subdivisão da Polícia de Israel organizada em 1974, é constituída de voluntários civis que apoiam o trabalho diário policial. Tem um efetivo de 70.000 integrantes, equipados com pistolas e carabinas M1.
  2. Yaman: unidade policial de elite contra-terrorismo e especializada em resgate reféns.
  3. Yassam: grupos (ou patrulhas) especializados em contra-terrorismo e resgate de reféns, caracterizados pela permanente prontidão e imediata atuação.
  4. Magav: polícia de fronteira, com atuação em áreas conflituosas, formada por profissionais e conscritos das Forças de Defesa de Israel.
  5. Lahav: Divisão de investigações da Polícia de Israel (“Israeli FBI”), inaugurada em 2008, mediante a fusão de cinco unidades existentes de polícia especializada e destinada a unir forças no combate ao crime e à corrupção. Dirigida por um policial de escalão superior, deverá conduzir as investigações com maior empenho e com mais facilidade de intercâmbio de informações, dando prioridade à luta contra o crime organizado.

CARREIRA POLICIAL

O policial inicia a sua carreira como constable, equiparado ao patrulheiro ou rondante, podendo ser promovido no escalão subalterno a oito classes da categoria funcional.

No escalão superior o policial concorre a três classes de Inspetor, podendo atingir os cargos de Superintendente, Comandante, Brigadeiro-Geral, Major-Geral e Comissário.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *