Os maiores problemas da Segurança Pública brasileira

O brasileiro vive preocupado, ainda mais com o pais em crise como está atualmente. São muitas as questões para se atentar, como a economia, a política, a corrupção, a saúde e a violência. Enfim são muitos os problemas segurança pública brasileira.

Uma serie de causas que deixa o brasileiro bem desconfiado sobre o futuro, principalmente pelo agravamento das incertezas atuais. E a segurança é um aspecto que sempre fica em evidencia

Embora o quadro pareça ser terrível, esse texto vai trazer algumas boas ações, as quais, se devidamente aplicadas  no contexto das políticas de segurança pública, tendem a diminuir a violência e promover a queda da criminaliade.

problemas segurança pública brasileira

Investimentos na polícia como solução dos problemas segurança pública brasileira

A primeira medida que permite o sucesso no combate à criminalidade e pode ser aplicada em todos os estados é a umas das mais óbvias, que é fazer um investimento significativo na polícia, em todas as suas áreas: na formação, na inteligência e na adoção de tecnologias de ponta. Isso acaba qualificando a ação policial e elevando sua produtividade.

Participação da sociedade civil

Uma segunda estratégia que vem dando bastante certo é o incremento das ações da sociedade civil: projetos sociais em locais com índice de alta vulnerabilidade, projetos focados na solução pacífica de conflitos, principalmente,  junto ao público jovem.

Esses projetos são ótimos, pois, para os pesquisadores de violência, há uma relação forte entre os grupos vulneráveis e a criminalidade e com as ações sócios-educativas se consegue diminuir o índice de criminalidade nas região assistidas.

Envolvimento de prefeituras

Uma outra ação que pode ser apontada como positiva para a melhoria da segurança pública é o envolvimento das prefeituras que realizam ações preventivas.

Essas ações podem ser desde a iluminação pública até o policiamento comunitário, pois, em alguns lugares, a sensação de segurança é gerada por questões urbanas, de investimento de infraestrutura urbana, etc. E isto é função das prefeituras.

Essas são algumas ações de fácil realização, as quais, melhoram muito a qualidade e a eficácia da política de segurança pública brasileira. É desnecessário um grande investimento financeiro para aplicá-las, pois, com apenas um pouco de vontade política e com um gerenciamento adequado os recursos podem ser bem aplicados e gerar maior segurança para a comunidade.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *