Quais os itens garante a segurança no trabalho?

O processo de checklist de áreas de segurança do trabalho é uma forma interessante e diferenciada de avaliar se as pessoas, bem como os equipamentos e as ferramentas, além dos locais e métodos de trabalho estão conforme as especificações, bem como o cumprimento de requisitos de segurança que são devidamente estabelecidos para cada um dos processos de trabalho. A partir disto, iremos falar sobre a importância de realizar verificações através do checklist e o que deverá ser levado em conta para elaborar este tipo de serviço.

Quais os itens garante a segurança no trabalho

Qual a importância de um checklist bem feito?

Através de um checklist bem feito é que os profissionais poderão identificar melhor os riscos, e ainda verificar se as normas de segurança vem sendo cumpridas de forma correta, evitando assim a possibilidade de ocorrências de algum tipo de acidente em decorrência de negligência por exemplo.

Eles poderão ainda ser feitos para verificar todas as condições de equipamentos determinados, bem como máquinas e ferramentas para avaliar se todos os requisitos para a execução de uma tarefa estão sendo devidamente cumpridos, como por exemplo se o colaborador está utilizando os equipamentos precisos para garantir totalmente a sua segurança.

Na hora de montar o checklist, o que precisa ser levado em conta?

Em cada uma das profissões, e cada um dos tipos de trabalho tem suas particularidades, e consideram ainda questões diferenciadas, por isso citaremos alguns exemplos em seguida.

O checklist de máquinas por exemplo, precisa considerar várias questões como por exemplo o abastecimento, luzes, os freios, e outros pontos que sejam relacionados a um bom funcionamento das máquinas.

O checklist de ferramentas por exemplo, precisa ser verificado se a ferramenta estiver funcionando normalmente para o próprio a que se destina, ou se precisa de alguns reparos. Com isto, uma tesoura por exemplo, que não estiver funcionando de forma correta, precisa ser mandada imediatamente para reparo e para ser trocada, desta forma o colaborador não corra riscos de sofrer acidentes.

A NR10 é a norma regulamentadora que estabelece todos os parâmetros que precisam ser seguidos na área de segurança do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *