Qual a missão da secretaria de segurança publica?

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) é conhecida por suas missões de promover a segurança do estado e ordem dos cidadãos. Ela é a mais alta patente da polícia do estado e fica responsável pela organização policial por todo o estado.

A estrutura organizacional é responsabilidade da Secretaria, ou seja, a distribuição de pessoal, a fiscalização do cumprimento da lei dento dos distritos e o monitoramento da efetividade das ações. Num momento de crise, é a Secretaria que deve tomar ações frente as decisões junto com prefeito e políticos do estado.

Qual a missão da secretaria de segurança publica

Pode-se dizer que a responsabilidade de manter a ordem em um local maior que uma cidade é muito grande, já que dependendo de como for aplicado as forças que possui, a organização pode ser falha e acarretar diversos problemas por todo o estado, e quiçá no país.

Além disso, a Secretaria fica responsável por atividades policiais, como denuncias (presenciais ou online), pessoas desaparecidas, procurados da justiça, emergências por todo o estado (em caso de incêndio, acidentes e muito mais, a polícia deve estar presente para o cumprimento da lei acima de qualquer irresponsabilidade), emissão de carteira de identidade (RG), distribuição das unidade policiais moveis.

Para quem possui duvidas perante o que fazer, quando entrar em contato com a polícia, o que é certo ou errado na vizinhança e muito mais, basta acessar ao site da SSP do seu estado e verificar o manual de segurança pública que estará disponível para leitura online.

A Secretaria de Segurança Pública ainda possui parâmetros e estatísticas para medir o índice de desenvolvimento de cada área do estado, além de verificar área de potencial risco ou de grande risco, onde se deve ter mais cuidado e deixa isso disponível para consulta pública, afinal estes são dados importantíssimos para entender melhor a região em que se vive, onde se deve ter mais cuidado e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *