Quando devo ligar para os Bombeiros?

Os corpos de bombeiros militares são considerados corporações onde a principal missão consiste em executar atividades voltadas a defesa civil, a prevenção e ao combate contra incêndios, as buscas, salvamentos e ainda socorros.

Estes profissionais atuam no Brasil desde o ano de 1915 e fazem parte da força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro integrando o sistema de segurança pública e defesa social do país.

Seus integrantes são chamados de militares, dos estados pela Constituição Federal de 1988.

Quando devo ligar para os Bombeiros

Conheça um pouco do histórico dos bombeiros no Brasil.

Saiba que os primeiros bombeiros militares surgiram na Marinha, devido a vários tipos de riscos de incêndio nos antigos navios de madeira, em contrapartida eles existiam somente como uma especialidade e não como uma corporação. Toda a denominação dos bombeiros se determinou a partir da operação em bombas d’água, dos dispositivos de madeira, ferro e de couro.

Com a proclamação da república do Brasil, os estados possuíam as melhores condições financeiras possíveis, e passaram a constituir os próprios corpos de bombeiros da capital federal. Estes que desde o começo foram criados com uma certa autonomia, estas corporações foram criadas dentro de uma estrutura de forças estaduais consideradas como atuais polícias militares.

Quando devo ligar para os Bombeiros?

Apesar dos corpos de bombeiros contarem com uma imagem associada de forma tradicional ao combate de incêndios, há muito tempo este tipo de atividade deixou de ser sua única missão. O corpo de bombeiros executa uma ampla variedade de atendimentos especializados e podem ser chamados a partir das seguintes situações:

Para serviços de guardas vidas ou ainda combates a incêndios florestais.

Salvamentos aquáticos ou resgates realizados em altura.

Resgates realizados em altura ou em montanhas.

As intervenções em incidentes com produtos devidamente perigosos, entre eles gases, inflamáveis, substâncias tóxicas, entre outras situações.

Bem como vistorias técnicas de condições de segurança em edificações, bem como estádios ou qualquer outro tipo de locais de grande concentração de púbico.

Os bombeiros devem ser solicitados também quando é necessário ser prestados serviços de atendimento pré hospitalar.

No caso de atendimento pré hospitalar o bombeiro deverá ser solicitado quando:

O atendimento dos bombeiros deverá ser solicitado exclusivamente quanto a traumas, serviços que devem atender a urgências e emergências de qualquer tipo de natureza, independente de ela ser clínica ou traumática. Entre elas podemos citar acidentes de trânsito, atropelamentos, ferimentos por armas de fogo ou armas brancas, queimaduras entre outras situações.

Para chamar os bombeiros é necessário utilizar o telefone de contato 192.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *