SEGURANÇA DE EVENTOS E A FUNÇÃO DO STEWARD

O Brasil experimentou uma nova forma de se fazer segurança de eventos. Nas edições da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo em 2014, ambas no Brasil, tivemos a figura de um novo elemento para promover a segurança dentro dos Estádios, ou Arenas, como preferem alguns. Essa mudança paradigmática mostrou aos brasileiros o que já é consagrado no mundo esportivo lá fora, ou seja, colocou em cena a figura dos assistentes de torcedores, ou como são conhecidos:  “stewards”.segurança de eventos

Os assistentes de torcedores, ou simplesmente “stewards” pela incorporação do estrangeirismo, são trabalhadores profissionais empregados principalmente na área interna dos estádios. Mas  o que é novidade para os brasileiros funciona, e bem, há muito tempo na Europa.

O que faz um segurança de eventos STEWARD?

A principal missão dos stewards é promover e cuidar do conforto dos torcedores. Eles atuam precipuamente na resolução pacífica de conflitos e não trabalham sozinhos, ou seja, sua atividade é agir em parceria com as forças de segurança que entram em ação para os casos que exigem a força policial.

Os stewards ainda têm como objetivo atuar na organização dos espaços internos nos estádios fazendo com que seja um lugar digno de ser frequentado por todos, principalmente por famílias, onde os usuários deste espaço, além de torcedores, sejam tratados como consumidores.

QUAL É O FOCO DA ATIVIDADE DO STEWARD?

Estes profissionais tem como foco o conceito de não confrontação. Primeiramente auxiliam o torcedor a encontrar seus lugares e também agem dando dicas e informações sobre a localização de banheiros, lanchonetes ou outros lugares de interesse do torcedor.

Nos casos em que aparecer qualquer desavença entre os torcedores, o steward entra em ação para apaziguar os ânimos e colocar as coisas, ou as pessoas, de volta aos seus lugares, isso literalmente falando, pois um dos principais motivos para confusão nos estádios com assento numerado é a troca de lugares.

ESTÁ PROCURANDO EMPREGO? PENSE BEM! SER UM STEWARD PODE TE DAR UMA BOA OPORTUNIDADE DE RENDA

Existem no Brasil hoje em dia mais de dois milhões de vigilantes formados em cursos na área de segurança e vigilância. Esses cursos são um bom caminho para ser um steward. Mas, sempre tem um ‘mas’! Esse curso não é suficiente. A Polícia Federal exige um curso de 50 horas para que você possa trabalhar como steward.

Depois de treinado, você poderá receber por um período de 6 horas de trabalho um pró-labore de até R$ 200,00. Lógico que isso vai depender da envergadura do evento, mas em tempos de escassez de emprego é melhor pingar do que faltar.

Então mãos à obra, ou melhor, fique de olho nas oportunidades de cursos e cadastre-se junto as empresas que prestam esse serviço  de segurança de eventos na modalidade Steward .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *